0 Comments

O nosso Pré está dividido em 2 turminhas diferentes. A primeira turma do Pré I são de crianças de 4 a 5 anos e o Pré II são as crianças de 5 a 6 anos.

A rotina diária e semanal a educação das crianças nestas faixas etárias, é extrair ao máximo a criatividade delas, despertar interesse, fazer trabalhos manuais com mais riqueza de detalhamentos e iniciar o processo de aprendizagem de leitura e escrita.

Falar, Perguntar e Argumentar
Aprender a se comunicar cada vez com mais desenvoltura e clareza, saber se posicionar e explicitar os desejos, necessidades ou ponto de vista é fundamental durante toda a vida. No entanto, o planejamento do eixo de Oralidade nessa etapa é um dos mais esquecidos.

Pesquisar
Observar, perguntar e comparar são atitudes comuns entre as crianças. Cabe à escola propiciar situações para que elas possam pesquisar temas e assuntos de interesse. Se o planejamento for bem elaborado, os pequenos farão grandes descobertas, aprenderão a analisar e compartilhar o conhecimento e, o mais importante, visualizar as próprias aprendizagens.

Desenhar, Pintar e Colar em artes visuais
A presença da expressão artística, da apreciação das obras de arte, da experimentação de novos suportes, dos meios e materiais é essencial na Educação Infantil, pois a Arte Visual é uma linguagem vital na expressão e comunicação humana. Infelizmente, ainda existem escolas em que o estereótipo e os desenhos para colorir são a tônica. Aqui exploramos a fundo este tema.

Ler e Escrever
Situações de leitura e escrita acontecem na vida de uma criança desde que ela é bebê e interage com o mundo que a cerca. Estamos rodeados desse código de registro e comunicação e, desde muito novas, as crianças tentam compreendê-lo. É papel da escola propor situações reais de leitura e de escrita, oportunizar e valorizar as inúmeras tentativas dos pequenos de atuar como leitores e escritores. É preciso, então, considerar sempre os saberes e o próprio jeito deles de ler e de escrever.

Recitar, Contar e Quantificar
São inúmeras as situações de uso real ou de brincadeiras em que recitar os números, contar os objetos ou estimar a quantidade se faz necessário. É fundamental que essas atividades tenham um objetivo explícito para as crianças, pois só assim elas farão sentido e proporcionarão aprendizagens.

Cantar ou Apreciar músicas
O canto, a apreciação de obras musicais, a participação em brincadeiras de dança e a experimentação de ritmos são essenciais, pois possibilitam muitas aprendizagens para as crianças fazendo-as descobrirem novas habilidades.

Categories: Sem categoria