O nosso maternal está dividido em 2 turminhas diferentes. O maternal I para crianças de 1 a 2 anos e o maternal II para as crianças de 3 a 4 anos.
A rotina diária e semanal já se organiza de modo mais estável, com bastante flexibilidade e tendo como atividades as rodas de conversas, rodas de histórias, parque, atividades corporais, plásticas e musicais, jogos de encaixe e construção, desenho e o brincar como protagonista.
Nesta fase, os alunos são incentivados a realizar as atividades cotidianas de maneira cada vez mais independente. O clima de confiança e afetividade criado pelas educadoras é fundamental para que a criança possa agir com iniciativa própria e segurança com relação a si mesma e aos adultos.
Jogar e Brincar
Essas duas atividades devem acontecer diariamente na rotina de todas as crianças, com momentos de faz de conta, roda, jogos coletivos com regras, jogos de encaixe, quebra-cabeça, jogos verbais, brincadeiras no parquinho, na sala e em todo e qualquer lugar. Brincar é a linguagem por excelência da criança e variadas experiências e vivências diárias possibilitam inúmeras aprendizagens, além da superação dos desafios, da interação com o outro e muito mais!
Ouvir histórias
Toda criança tem o direito de ouvir pelo menos uma boa história a cada dia. Pode ser um causo, um conto de fadas, uma aventura… O mais importante é assegurar a qualidade da literatura com a qual os pequenos entram em contato. Por isso, uma história da tradição oral da região certamente tem muito mais a acrescentar do que um livro infantil mal escrito.
Construir a Identidade e a Autonomia
Proporcionar situações nas quais as crianças tenham a oportunidade de se perceber como indivíduo, de aprender a conviver e respeitar o outro e de, gradualmente, ser capaz de cuidar de si e tomar decisões. Essa é uma meta da Educação Infantil.