0 Comments

Instituto Mastro parte da premissa de que as experiências escolares abrangem todos os aspectos do ambiente escolar. Tanto aqueles que compõem a parte explicita do currículo, como o que contribuem de forma implícita para a aquisição dos conhecimentos socialmente relevantes.

É, portanto, imprescindível organizar os processos educativos de modo a acompanhar e atender as exigências de aprendizagem em cada etapa do percurso formativo, uma vez que eles se dão em diferentes e insubstituíveis momentos da vida do aluno.

O respeito aos alunos bem como aos seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários, orientam a ação educativa na instituição, visando possibilitar uma formação que corresponda às idades e consequentes especificidades de cada percurso de modo a que faça sentido.

Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil é reconhecida pelo Instituto como importante aliada na promoção do desenvolvimento da criança. A escola como instituição pedagógica, revela-se como espaço privilegiado para as crianças viverem suas infâncias de maneira educativa.

Uma de suas características é a possibilidade de criar diariamente interações das crianças com outras crianças, com adultos, com a natureza e todos os indivíduos presentes no ambiente escolar, interagindo assim socialmente de forma construtiva.

O Instituto considera como objetivo central da ação pedagógica na educação infantil a ampliação da cultura das crianças, tendo como eixos curriculares brincadeiras, permeadas pela linguagem oral e escritamatemática e corporal. Orienta-se que os professores planejem atividades desafiadoras para as crianças para que as estimulem a pensar, tomar decisões e resolver problemas. Atividades que tomem como referência conceitos fundamentais que precisam ser explorados em espaços educacionais coletivos. Essas dimensões do planejamento sinalizam a necessidade e a possibilidade de uma rotina e de um planejamento que sejam centrados na partilha de conhecimentos entre alunos e professores, de forma construtiva.

Categories: